Precisamos falar sobre o papel da boneca negra na representatividade das crianças

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Encontrar uma boneca negra até alguns anos atrás poderia ser uma tarefa um tanto quanto difícil. Porém, as coisas mudaram e a representatividade vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente para as crianças negras. Esse é um passo fundamental para quebrar com esses padrões que pairam a um longo na vida da população negra, em que não haviam desenhos nem brinquedos representativos.

Por muito tempo os brinquedos seguiam um ideal de beleza que era irreal e que não representava a grande maioria de pessoas no país — já que mais da metade da população se considera negra. Portanto, bonecas brancas, loiras e de olhos claros que dominam o mercado não condizem com o cenário do país.

E é daí que vem a importância de representar as crianças com bonecas que tenham o mesmo tom da sua pele. Confira mais sobre o assunto!

Uma nova iniciativa de representatividade

Nos últimos anos, a cobrança por bonecas negras que representassem a grande maioria das crianças no país cresceu. Esse é um passo essencial para a luta contra o racismo, pois além das crianças terem acesso a brinquedos com os quais elas se identifiquem, a diversidade contribui também para que os adultos percebam que essa mudança deve ocorrer.

As brincadeiras são a forma lúdica que as crianças representam suas vivências. Dessa forma, a aparência da boneca também é uma maneira de inserir os pequenos a uma cultura mais próxima da sua realidade. Portanto, esse é um excelente presente!

A importância para a autoestima das crianças

Quando as crianças se deparam com bonecas que tenham a cor de pele, cabelo e outras características parecidas com as suas, é impossível não ver o brilho dos seus olhos. A identificação é um ponto-chave para a representatividade, e isso é ainda mais importante para a autoestima a criançada.

As bonecas também são uma forma de inclusão, em que é possível que as crianças percebam que tem seu espaço no mundo e ão se sintam deslocadas. Com isso, elas darão preferência para os brinquedos, desenhos e filmes que as represente. Não importam se são bonecas de pano, plástico ou outros materiais, o que importa é o que elas representam.

O aumento da procura por bonecas negras

Com todos esses motivos, a procura tem aumentado cada vez, impulsionando a confecção de bonecas negras. A indústria já percebeu essa mudança de comportamento dos consumidores, que estão em busca de brinquedos que representem as suas origens e querem passar isso para os pequenos.

Um levantamento de 2018 na campanha “Cadê Nossa Boneca?” mostra que menos de 7% das bonecas fabricadas no país eram negras. Ou seja, esse é um mercado promissor, mas que ainda é pouco explorado. Nesse sentido, os comerciantes têm papel fundamental em aumentar sua gama de produtos na loja para atender esse público tão especial e que merece atenção.

Por isso, apoiar as marcas que apoiam essa iniciativa também é primordial. Assim, a representatividade de uma boneca negra chegará a cada vez mais crianças, mostrando que elas também seu espaço e merecem um brinquedo que seja como elas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para todos percebam a importância da representatividade para crianças negras!

Posts relacionados

Deixe uma resposta