Como aumentar as vendas de artesanato no varejo? Veja 4 estratégias!

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Você já percebeu que hoje o artesanato é um negócio lucrativo e cheio de originalidade? Os novos artesãos vêm criando cada vez mais itens modernos e personalizados, buscando algo exclusivo para cada cliente. Por isso, vender esses produtos é uma ótima opção para lojas de presentes criativos, lojas de decorações, design e afins.

Mas agora a pergunta é: quais são as melhores táticas de venda? Aqueles que procuram por esses produtos querem encontrar artigos personalizados, únicos, cheios de significados e sentimentos. Logo, é importante conhecer os gostos e desejos dos seus clientes para oferecer diversidade e qualidade.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar 4 estratégias de como aumentar as vendas no varejo. Que saber sobre o assunto? Então, continue esta leitura!

1.   Conheça seus possíveis clientes

Ter uma ideia de quem compra sua mercadoria é fundamental, pois dessa forma será possível montar uma estratégia de venda mais eficiente. Ao “atirar para todos os lados” com certeza você não terá noções básicas do seu público como a faixa etária, gênero ou classe social. Entretanto, ter essas informações é primordial, afinal isso interferirá nas decisões de melhoria nas vendas.

Portanto, sabendo quem é o seu consumidor, você poderá desenvolver ações mais eficientes. De um modo geral, descobrir as respostas para algumas perguntas, será o suficiente para definir qual é o público-alvo do seu trabalho, veja alguns exemplos:

  • o que seu comprador procura ou solicita na sua loja?
  • em sua loja, a frequência de compra é de pessoas acima de 30 anos ou abaixo?
  • o seu cliente tem preferência por preço ou qualidade do produto?
  • qual é o gênero que frequentemente compra os produtos?

Essas são algumas perguntas que pode nortear seu conhecimento em relação a seu público. Assim, quando tiver uma noção de quem mais compra em sua loja, terá facilidade para desenvolver as próximas estratégias que vamos listar neste artigo e, principalmente, o aumento de vendas no varejo.

2.   Desenvolva uma vitrine chamativa

Um erro muito comum é a desorganização de uma amostra ou de uma vitrine, pois o desejo de demonstrar tudo de uma vez atrapalha o comerciante. Portanto, separe os produtos conforme categorias ou organize-os em grupos.

Nunca deixe a vitrine ou mostruário vazio e não exiba produtos que não está disponível para loja, essa prática é negativa para os negócios e deixam os compradores furiosos. Caso sua venda seja sobre encomenda avise o cliente, mas mostre apenas aquilo que consegue realmente fazer.

Em relação aos valores, use frases de efeito, como “preço especial” ou “últimas unidades”. Essa tática sempre ajuda a vender mais. Outro fator importante é não promover vendas com preços permanentes, faça descontos quando solicitado ou mostre que é possível reduzir o valor, isso trará credibilidade para sua empresa.

Por fim, e o mais importante: construa um tema ou uma história na hora de montar a vitrine. Dessa forma, você cativará as pessoas e a chance de venda é muito maior. Use várias iluminações, objetos de decorações animados ou motorizados, tudo isso e mais os seus produtos chamará a atenção e dará vida e movimento a vitrine.

3.   Faça promoções

Após descobrir qual é o público-alvo da sua loja, você poderá destinar a ações específicas para chamar mais clientes!

As redes sociais podem ajudar na divulgação e na análise de seguidores, logo deverá definir o produto que ficará de promoção e o prazo de validade da oferta.

Assim, terá muitos clientes comprando e fazendo divulgação da oferta e o aumento de venda será grande!

4.   Ofereça combos de produtos personalizados

Por fim, após analisarmos o destino das promoções da loja, é importante para aumentar as vendas no varejo o estímulo da compra de produtos em combos.

Montar kits para que os compradores possam levar algo grátis, deixar que os clientes montem o seu combo com um preço especial ou fazer a oferta de leve 2 e pague 1 item, também é uma ótima opção para aumentar as vendas.

Portanto, as novas criações de artigos artesanais personalizados podem crescer e aumentar as vendas no varejo, tudo isso é possível aplicando as táticas de venda descritas aqui.

Se você gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre o assunto, leia também sobre como vender produtos personalizados e artesanais modernos.

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