como elaborar uma pesquisa de mercado como elaborar uma pesquisa de mercado

Saiba como elaborar uma pesquisa de mercado

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Você sabe como elaborar uma pesquisa de mercado? Essa ferramenta é essencial para pessoas que possuem empresas conhecerem o mercado em que estão inseridas. Permite definir melhor as estratégias de atuação, levando em conta todos os elementos do mercado, além de fornecer uma visão ampla do seu negócio.

É possível realizar uma pesquisa de mercado qualitativa ou quantitativa, de acordo com os objetivos. Podem ser utilizados questionários simples ou projetos mais elaborados, com o apoio de profissionais de diversas áreas. Porém, a maioria dos problemas que podem ser resolvidos com essa metodologia usam meios mais simples e acessíveis a qualquer pessoa.

Nesse contexto, criei um artigo com os principais passos sobre como elaborar uma pesquisa de mercado eficiente, e que pode ajudar a solucionar os problemas da sua empresa. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Como elaborar uma pesquisa de mercado

1. Defina o objetivo

A primeira etapa para a eficácia da sua pesquisa de mercado é traçar o objetivo. Toda pesquisa surge para solucionar um problema, a partir de uma necessidade que a sua empresa possa ter. Registre esse objetivo de forma clara e direta, juntamente com todas as informações necessárias para esse projeto de pesquisa seguir em frente. E não se esqueça de compartilhar com todos os envolvidos no processo — é o ponto de partida para colocá-la em prática.

Você quer aumentar as vendas? Busca entender o mercado para lançar um produto novo? Quer ampliar ou reduzir o público-alvo da sua empresa? Quer se diferenciar da concorrência? Esses são alguns exemplos de objetivos que podem ser definidos ao optar pela realização de uma pesquisa de mercado.

2. Escolha o público

É uma etapa que exige muita atenção. Afinal, para se ter as respostas certas, as perguntas corretas devem ser feitas para quem, de fato, precisa ser interrogado. Se você vende produtos exclusivos para mulheres, por exemplo, não faz sentido entrevistar homens. Ou não vai ter resultado algum se realizar uma pesquisa de satisfação com quem nunca comprou um produto que você vende.

Para definir o público-alvo, uma dica é criar uma buyer persona, ou seja, o modelo de cliente ideal que compra os seus produtos. Para identificá-la, faça perguntas, como a seguir.

  • Qual a idade das pessoas que compram os produtos que eu vendo?
  • Qual a renda mensal dessas pessoas?
  • Quais os seus hábitos (onde frequentam, o que gostam para lazer, etc)?
  • Possuem filhos?
  • Quais meios de comunicação utilizam e quem influencia sua opinião de compra?

3. Elabore um questionário

É preciso criar perguntas claras e objetivas para que não haja dúvidas no momento dos entrevistados responderem. Um modelo prático são as perguntas com opções de marcar, pois não demandam muito tempo deles.

Evite questionários longos e forneça instruções antes de começar. Pergunte apenas o que for importante para a pesquisa, para não torná-la cansativa. As que captam o interesse dos entrevistados devem ser feitas primeiro. E não se esqueça de questionar sobre compras ou acontecimentos de um passado próximo — assim, as respostas tendem a ser mais fiéis.

4. Analise os dados obtidos

Com todas as informações e dados em mãos, organize tudo e faça uma análise profunda das respostas. Elas oferecerão dados valiosos sobre a aceitação da sua empresa no mercado e qual valor está agregado à sua marca.

Agora que você já sabe como elaborar uma pesquisa de mercado, que tal colocar em prática na sua empresa? Com a análise correta das informações, melhores decisões poderão ser tomadas para solucionar problemas, e boas estratégias de atuação no mercado podem surgir.

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