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Como montar uma loja de artigos de decoração inovadora?

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Já reparou que as pessoas se preocupam cada vez mais em dar um toque pessoal às suas casas? Com a internet, as ideias para decorar os mais diversos ambientes deixaram de ser um “luxo para poucos”. Assim, investir nesse mercado pode ser uma boa opção. Mas, afinal, como escolher os artigos para montar uma loja de decoração e vender produtos personalizados?

Segundo o SEBRAE, o setor de decoração movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano no Brasil e conta com mais de 40 mil pontos comerciais. Apesar de o cenário ser promissor, a concorrência é grande, não é mesmo? Portanto, para se destacar, você precisa avaliar alguns pontos importantes, antes de abrir o seu negócio.

Quer saber como montar uma loja de decoração inovadora? Então, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Como montar um plano de negócios?

A elaboração de um plano de negócios é essencial para se ter mais segurança, no momento de abrir o seu empreendimento. Com ele, você conseguirá ter uma visão mais ampla do mercado, conhecendo mais o seu nicho e observando as possibilidades. Assim, é possível obter informações mais detalhadas sobre seu ramo de atuação, incluindo concorrência, fornecedores e clientela, bem como os pontos fortes e fracos da sua empresa.

Dessa maneira, você consegue identificar a viabilidade do empreendimento e as chances de sucesso, assim como o caminho que se deve seguir para o crescimento do negócio. O ramo da decoração é promissor, mas é preciso ter diferenciais para destacar a sua marca no mercado. Confira o que você deve fazer no seu plano de negócios.

Analisar o mercado da região

Uma parte fundamental no momento de montar seu plano de negócios durante a análise de mercado, é fazer um levantamento para saber quem serão seus clientes, os principais concorrentes no segmento e como utilizar seus recursos para a abertura da loja.

O primeiro passo para abrir qualquer negócio é avaliar a demanda e a concorrência. No setor de decoração, é importante separar os concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade, além de ser imprescindível checar seus pontos fortes e fracos.

Para obter esses dados, basta realizar uma boa pesquisa de mercado. Confira algumas fontes de informação interessantes:

  • IBGE, Prefeituras e associações de bairro;
  • guias e revistas especializadas;
  • eventos, como feiras e seminários;
  • visitas aos concorrentes diretos.

Levar em conta o seu perfil comercial

Antes de abrir uma loja de decoração, saiba que é preciso se identificar com esse meio e conhecer, ao menos, o mínimo sobre o funcionamento. Conheça o mercado de decoração e veja como você se encaixa nesse contexto, criando algo único e que tenha grandes chances de disputar com a concorrência.

Fazer um planejamento e estudar seu público-alvo

Cada passo dado para montar a sua loja de decoração tem grande importância. Por isso, estudar, em detalhes, quem será o seu público-alvo é essencial para que você consiga chegar até ele e conquistá-lo. Ao fazer estudos e levantamentos sobre quem são seus potenciais clientes, você perceberá que é impossível agradar a todo mundo. A definição do público-alvo é, justamente, para chegar até as pessoas certas.

Depois que você traçar o público-alvo, inicia-se o processo de posicionamento da loja. Assim, são pensados como os produtos serão vistos no mercado, de acordo com o que será oferecido. Serão produtos exclusivos, artesanais, para colecionadores? Pense em cada detalhe e especifique.

Como organizar uma loja de decoração?

Assim que você estiver com o plano de negócios definido e já souber exatamente quem é o seu público, chega a hora de colocar a mão na massa e iniciar a parte prática — definir os artigos para montar uma loja de decoração. Esse tipo de comércio precisa ser agradável e atrativo, para que as pessoas sintam vontade de entrar, conhecer os produtos, fazer compras e indicar para seus conhecidos.

Realizar uma boa distribuição dos produtos, colocá-los de forma que atraia os olhares, fazer uma decoração que complemente o que há na loja e que crie um contexto, são práticas que deixam o estabelecimento mais notável. Nesse sentido, faça uso de móveis no estilo que você deseja e utilize murais, uma iluminação que direcione o olhar para os produtos, quadros e outros objetos.

Além disso, veja outros pontos essenciais que devem estar presentes durante a organização da sua loja de decoração.

Localização

A escolha do ponto comercial é um aspecto importante a ser considerado. Para se obter sucesso nas vendas, é necessário que os valores dos produtos estejam de acordo com o poder aquisitivo da vizinhança. Se você planeja investir em artigos de decoração mais sofisticados, com preços mais elevados, por exemplo, é interessante montar sua loja em bairros nobres, ruas famosas ou shoppings especializados em decoração de interiores.

Por outro lado, se sua ideia é vender itens mais baratos, o ideal é estabelecer seu ponto em lugares com grande circulação de pessoas. Algumas das opções são bairros e ruas populares, calçadões e locais próximos a estações de metrô e pontos de ônibus.

Estrutura

Além da localização, é preciso pensar na estrutura da sua loja. Para o comércio de presentes e artigos de decoração pequenos, a área mínima necessária é de, aproximadamente 50 m². Já, para a venda de itens maiores, como luminárias, vasos e tapetes, estima-se uma área de 100 m².

Depois de definir o tamanho do seu espaço, é hora de planejar a divisão dos ambientes. Em geral, uma loja de artigos de decoração precisa ter:

  • área para exposição de produtos;
  • área de vendas, que inclui balcão de atendimento e caixa;
  • escritório;
  • depósito para estoque.

Pessoal

Outro fator fundamental para o sucesso da sua loja é poder contar com profissionais comprometidos e qualificados. O número de funcionários depende, é claro, do tamanho do negócio. Lojas pequenas, geralmente, precisam de três vendedores, além do empreendedor.

Para realizar um bom atendimento e entender às necessidades dos clientes, os vendedores devem conhecer bem os produtos oferecidos e estar sempre atualizados sobre as novidades do setor. Já o empreendedor, responsável pelas atividades administrativas e financeiras da loja, deve ter amplo conhecimento sobre a gestão do negócio, acompanhar as últimas tendências do mercado e manter contato com fornecedores.

Produtos

Tão importante quanto estabelecer o seu ponto de venda é saber o que vender. A escolha dos produtos depende das necessidades dos seus clientes. Por isso, pesquise o que o seu público quer e ofereça diversidade e qualidade.

Presentes criativos e produtos artesanais são sempre ótimas opções para lojas de decoração. Veja alguns exemplos: bonecas de pano, quadros decorativos, canecas e copos temáticos, almofadas divertidas, etc. Além de serem personalizados e cheios de significado, esses itens vendem o ano todo. Aposte neles!

Decoração

A decoração é outro ponto primordial em uma loja desse tipo. Afinal, dar destaque para os produtos e criar um ambiente atrativo é fundamental, certo? Cativar os clientes é uma parte importante para realizar as vendas, e o local pode influenciar na decisão de compra do consumidor.

Um estabelecimento com uma boa decoração já começa conquistando, desde a entrada, com itens chamativos que atraem a atenção. Portanto, há muitas formas de montar uma loja de artigos de decoração do jeitinho que você deseja. Seja com peças decorativas ou design diferenciado, eles poderão evidenciar os produtos que estão à venda e auxiliar na realização das vendas.

Confira alguns objetos decorativos que você pode investir para ornamentar sua loja e encantar seus clientes!

Quais são os principais artigos para montar uma loja de decoração?

Bonecas de pano

Já pensou em recordar aquelas lembranças nostálgicas e conquistar seus clientes pela emoção? As bonecas de pano são ótimas alternativas para isso, e ainda são peças criativas para decorar os mais diversos ambientes. Além disso, o local fica mais aconchegante e leve, remetendo às memórias da infância de muitas pessoas.

As bonecas de pano foram um pouco esquecidas nos últimos anos, mas, ainda fazem muito sucesso! São itens versáteis e que proporcionam mais charme para os ambientes em que estão, o que pode influenciar nas vendas. Por isso, invista nelas para fazer a decoração do seu estabelecimento, sem receio.

Quadros e murais

Para não deixar espaços nas paredes, a utilização de quadros e murais são boas pedidas. Essas peças, além de serem muito bonitas, também são úteis em uma loja. Neles, é possível colocar frases motivacionais, preços de alguns artigos e, até mesmo, escrever mensagens que indiquem que a loja está em promoção em determinada seção.

O mais interessante é que há uma infinidade de tipos, estilos e cores de quadros e murais, o que garante que você encontrará algo que combine com a decoração do seu estabelecimento. Esses itens podem modificar totalmente o ambiente, além de terem utilidade no dia a dia.

Porta-retratos

Os porta-retratos, assim como os quadros e murais, também são boas opções de artigos para montar uma loja de decoração. Eles podem ocupar aqueles espaços que parecem meio vazios e que dão a sensação de faltar algo, além de serem práticos e fáceis de serem encontrados em variados estilos.

Esse item também transmite uma sensação de aconchego no ambiente, nos quais podem ser colocadas imagens agradáveis, frases e outros tipos de decoração. Com um pouco mais de criatividade, você pode personalizar os porta-retratos para ficarem com a cara da sua loja.

Móveis coloridos

Para deixar o espaço mais diferenciado e descontraído, os móveis coloridos representam uma alternativa moderna e de muito bom gosto. Adicionar uma mobília, com combinações entre as cores, torna o ambiente mais gostoso e alegre. O ideal é utilizar uma paleta adequada e tons complementares e, dessa forma, eles chamam atenção sem parecerem exagerados.

Escolha as cores que deseja usar na decoração da loja e comece a criar o espaço pelos móveis, já que eles são maiores. Somente depois, foque nos objetos decorativos menores, que complementem e deixem o local mais charmoso.

Como você pode perceber, para ter sucesso no setor de decoração, não adianta nada ter um espaço físico incrível, por exemplo, e não oferecer um mix de produtos variados, ou então não realizar um bom atendimento ao cliente.

Por isso, antes abrir o seu negócio, é fundamental avaliar os pontos que listamos aqui: mercado, localização e estrutura do ponto de venda, pessoal, produtos e a decoração do local. Sabendo como escolher os artigos para montar uma loja de decoração e seguindo os passos certos, as chances de sucesso serão bem maiores.

Agora que você já aprendeu como montar uma loja de artigos de decoração inovadora e vender produtos personalizados, deixe um comentário contando o que achou das dicas e se você já as colocou em prática!

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