Como se diferenciar da concorrência? Veja as melhores dicas

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Um dos principais fatores que movimentam a economia atualmente é a grande oferta de produtos e serviços que, inclusive, vem crescendo a cada ano e estimulando a concorrência entre as empresas. Fato é que, de acordo com a Serasa Experian, somente de janeiro a julho de 2019, 1,8 milhão de novas empresas foram abertas no Brasil. Não há como negar que há muita competição no mercado, certo?

Sendo assim, como se diferenciar da concorrência e atrair clientes cada vez mais exigentes e que têm muita escolha à disposição? Ser uma loja que identifique o perfil do seu público-alvo e que se comunique com ele é fundamental e, certamente, você já sabe disso. Por isso, neste artigo, separei algumas outras dicas que podem lhe ajudar muito a se destacar com medidas simples, mas muito eficazes. Boa leitura!

Aposte na exclusividade

Sabe aquela loja em que os clientes recomendam aos outros “Vai lá, porque só lá tem esse produto”? Esse é um grande referencial e por isso, muitos consumidores se tornam fiéis, pois sabem que encontrarão aquilo que precisam.

E quando você aposta na exclusividade isso tende a acontecer ainda mais, pois a sua loja se torna referência em oferecer aquilo que ninguém mais oferece. Ou seja, a exclusividade!

Adote um padrão de atendimento

Já entrou em uma loja na qual uma pessoa lhe atendeu muito bem e quando voltou, outra fez o contrário e você nem chegou a comprar, saindo insatisfeita? Isso é o que acontece quando uma empresa não adota um modelo de atendimento que entrega a qualidade dos seus serviços em todas as experiências.

O cliente quer entrar em um local já sabendo que será bem atendido por todos, independentemente se procurar seu vendedor preferido e este não estiver. Ele deve ter a certeza de que ali terá seu problema resolvido da melhor forma possível. E isso vale para vendas, atendimento no caixa, pós-vendas e demais setores da empresa. Torne o atendimento da sua loja uma verdadeira experiência de compra para o seu público.

Ganhe a confiança do seu cliente

Já que falamos em bom atendimento, saiba que, quando se trata de como se diferenciar da concorrência, nem sempre isso é o suficiente. Atendimento bom deve ser aliado à estimular a confiança do seu cliente, pois ele vai procurar a loja onde sabe que será tratado como uma pessoa íntima da loja.

Ganhar a confiança é oferecer ajuda quando o consumidor não souber o que está procurando exatamente, é prometer algo, entregar dentro do prazo ou se antecipar ou ainda, ser honesto e transparente em relação à prestação de um serviço. Clientes gostam de uma relação mais pessoal e que gere valor para ele ou para o que ele precisa naquele momento.

Nunca abra mão da qualidade dos produtos

Por fim, de nada adianta ter exclusividade, bom atendimento e relacionamento com o cliente se seus produtos não têm qualidade, certo? O cliente pode até ter sua loja como referência em alguns pontos, mas pode deixar de comprar lá quando pensar “Ah, mas aquele acabamento deixou a desejar” ou ainda “aquele material não é bom”.

Ter produtos artesanais, por exemplo, é uma ótima dica de como se diferenciar da concorrência. Facilita que você ofereça qualidade, pois são objetos feitos à mão, elaborados com cuidado e de forma exclusiva. Não são feitos em larga escala e em cadeias de produção, o que nem sempre proporcionam a qualidade esperada. Os mínimos detalhes fazem uma grande diferença para o cliente que não abre mão do alto padrão e exclusividade.

Gostou das dicas? Está preparada para implementá-las na sua loja? Que tal aproveitar e compartilhar nas redes sociais e ajudar outras pessoas?

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5 thoughts on “Como se diferenciar da concorrência? Veja as melhores dicas

    1. Oi Manuela, boa tarde, td bem com vc?
      Fico muito feliz que tenha aprovado o post. Este é o intuito: orientar com qualidade!
      Contamos com sua colaboração e sugestão, fique à vontade para participar!

    1. Oi Paulo, boa tarde!
      Que bacana, fico muito feliz com seu relato!
      A idéia é essa: informar com qualidade, baseado nas experiencias que já temos (muitas tentativas, erros e acertos)!
      Volte sempre, toda semana temos assuntos atuais. Valeu pela participação!

    2. Ei Paulo, td certinho com vc?
      Tentamos colaborar com outros leitores dividindo nossas experiências, afinal informação de qualidade ajuda muito, não acha?
      Fique à vontade para sugerir temas para novos posts.
      Obrigada pelo feedback. Abç

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