Como vender produtos personalizados e artesanais modernos

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Você já percebeu que artesanato não é mais coisa da vovó ou da titia? Uma nova geração de artesãos e artesãs vem produzindo itens cada vez mais modernos. Por esse motivo, vender produtos personalizados e artesanais é uma ótima opção para quem tem uma loja de presentes criativos ou artigos de decoração.

Mas quais são as melhores estratégias de venda? Quem procura por um produto personalizado geralmente quer algo único e cheio de significado. Assim, é importante conhecer bem seus clientes para oferecer a variedade e a qualidade que eles esperam.

Pensando nisso, reuni neste post 4 dicas de como vender produtos personalizados e artesanais. Ficou interessado? Então, continue a leitura e garanta o sucesso do seu negócio!

1. Escolha os produtos certos

Como mencionamos, o artesanato de hoje está mais moderno. Muitos artesãos produzem em grande escala e com alta qualidade. Portanto, vale a pena investir em produtos artesanais para sua loja.

Artesanato em madeira, crochê e tecido — como as nostálgicas bonecas de pano — são ótimas opções para o seu mix de produtos.

Outros itens interessantes são os quadros decorativos, canecas e copos temáticos e almofadas divertidas. Lembre-se: é importante focar nas necessidades dos seus clientes e oferecer diversidade.

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2. Faça uma boa gestão de PDV

Já ouviu falar em gestão de PDV (Ponto de Venda)? Essa é uma ferramenta fundamental para obter sucesso nas vendas de produtos personalizados e artesanais.

A gestão de PDV nada mais é do que a administração da rotina de uma loja, incluindo marketing, equipe de vendas, ambiente físico etc.

Aqui, destacamos um ponto muito importante da gestão de PDV: a disposição dos produtos na loja. Atente-se para que ela esteja de acordo com sua estratégia de vendas.

Uma boa dica é explorar as zonas quentes, como aquelas próximas ao caixa. Muitos clientes decidem comprar outros produtos, além daquele que já escolheram, enquanto esperam para ser atendidos.

3. Aposte na venda agregada

Outra técnica interessante para o mercado de produtos personalizados e artesanais é a venda agregada. Ela consiste em oferecer ao cliente um outro produto antes de fechar uma compra pela qual ele já está decidido.

Além de aumentar o volume de vendas, essa técnica auxilia na manutenção e na fidelização de clientes.

Para que ela funcione na sua loja, é importante garantir a disponibilidade de produtos relacionados e ficar atento à sua disposição (aqui, entra a gestão de PDV novamente).

Dica: coloque todos os produtos de um mesmo personagem próximos uns aos outros — por exemplo, canecas, quadros decorativos e bonecas de pano da Frida Kahlo, da Alice no País das Maravilhas ou ainda da franquia Harry Potter.

4. Divulgue na internet

Provavelmente, boa parte do seu público está na internet. Por isso, uma excelente maneira de divulgar os seus produtos é criar um site próprio, uma fanpage no Facebook ou então um perfil no Instagram.

Além de proporcionar um aumento nas vendas, a presença digital ajuda seu negócio a ganhar autoridade no mercado e facilita o relacionamento com seus clientes.

Portanto, para vender produtos personalizados na sua loja, é importante que você siga as 4 dicas que listamos aqui: escolher os produtos certos, fazer uma boa gestão de PDV, apostar na venda agregada e divulgar na internet.

Os produtos artesanais — modernos e cheios de significado — são ótimas opções para você investir!

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