desperdício de material desperdício de material

Como o desperdício de material pode impactar a sua receita?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Todo mundo quer obter o melhor rendimento e um bom lucro, certo? O problema é que, mesmo tomando as devidas precauções, o nosso resultado pode fugir do esperado. Nesse caso, talvez o desperdício de material seja o seu grande vilão, mas você ainda não tenha percebido.

Pois é! Muitos não sabem disso, mas desperdício pode alterar a sua receita no final do mês. É como uma torneira pingando: parece pouco, mas com o passar do tempo a conta acaba bem alta.

Para ajudar você com essa situação, eu trouxe neste post algumas formas de identificar se ela vem acontecendo, bem como as melhores maneiras de evitá-la. Continue lendo para conferir!

Como evitar desperdício de material

Evitar o desperdício é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio, mas para isso é preciso fazer um uso consciente dos recursos disponíveis. Isso inclui desde a escolha do material que será utilizado e da hora certa para comprá-lo até a maneira de descartá-lo, quando for o caso.

Uma boa opção para economizar e evitar esse desperdício de material é reaproveitar o máximo de recursos possível. Dar um novo destino às sobras também é uma estratégia bem eficiente: elas podem compor um novo projeto a ser criado ou até virar uma nova peça inteira!

Planeje o que e como você vai usar

Antes de qualquer coisa, planejar bem o trabalho é uma das formas mais eficazes de evitar o desperdício de material. Se vou utilizar um tecido, por exemplo, preciso planejar bem como vou cortá-lo, de maneira que a sobra dele ainda possa ser utilizada da melhor maneira possível no futuro.

Manter o seu local de trabalho sempre em ordem também ajuda a evitar desperdícios. Afinal,  fica bem mais fácil saber o que você tem e o que precisa adquirir. Aliás, outra coisa que deve ser evitada é a compra desnecessária de materiais. Daí a importância de conferir o que pode ser reaproveitado e o que se deve, de fato, comprar.

Tome cuidado com o retrabalho

Basicamente, chamamos de “retrabalho” todo o ato de refazer um serviço ou tarefa que já tinha sido feita antes, mas que precisou de ajustes por algum motivo. Toda vez que isso acontece, é claro, temos um desperdício — de tempo e recursos.

Por isso, o ideal é fazer as suas peças sempre com materiais de boa qualidade, e procurar executar tudo de maneira a não ter falhas. Até porque, muitas vezes, não dá para refazer o serviço de maneira que não se perceba a correção, o que acaba exigindo que você descarte o produto e comece outro do zero.

Desperdício de material X sustentabilidade

A importância de evitar desperdícios deve ser encarada não só pelo seu impacto no lucro, mas também como uma questão de sustentabilidade. Afinal, essa é uma responsabilidade de todos nós e começa com gestos simples, como apagar a luz que não se usa ou economizar água. Pode parecer pouco, mas, aliado às demais práticas de que falei aqui, com certeza traz bons resultados.

Enfim, viu como as dicas são simples? Porém, seguindo todas elas e prestando atenção no que você produz, você evitará o desperdício de materiais e perceberá o impacto no seu lucro!

Gostou do artigo? Tem mais dicas a acrescentar ou sobrou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe uma resposta