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Marketing emocional: o que é e como aplicar na sua loja

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O marketing emocional é uma forma de chamar a atenção das pessoas por meio dos sentimentos. O objetivo dessa publicidade é motivá-las a se tornarem clientes movidos pelas emoções que, na maioria dos casos, recordam a infância, lembram entes queridos, momentos felizes etc.

As decisões de compras se tornam diferenciadas quando ocorrem devido a sentimentos — as pessoas não levam em consideração o valor monetário do objeto, mas sim o valor significativo que ele tem em sua vida. Realizar compras dessa natureza pode preencher valores sentimentais do passado, mas que apresentam carência na atualidade.

Quer saber como o marketing emocional pode influenciar no seu negócio? Continue lendo este artigo!

Como utilizar o marketing emocional nas suas vendas

Nostalgia

Nossa memória sempre traz algo muito bom do passado, e isso é espetacular! Muitas pessoas buscam esse momento em algum lugar. Por isso, oferecer esse método com o intuito de atrair os clientes para a venda é um argumento silencioso, mas que traz bons resultados.

Esse local nostálgico pode se tornar para o cliente um ponto de fuga. Quando desejar reviver as boas lembranças, ele pode ir até esse lugar. A nostalgia pode ser encontrada em utensílios domésticos, produtos de decoração, produtos para presentes e tantos outros. As nostalgias dos clientes podem ser acolhidas como sugestões de novos objetos de vendas, para aproximar o cliente e fidelizá-lo.

Lembranças da infância

Como diz o ditado: “recordar é viver”. Quando se tem essa oportunidade, é quase impossível deixar de revivê-las. As lojas se utilizam dessa campanha de marketing emocional para envolver os clientes, por meio dos sentimentos e dos momentos da infância que trazem consigo. Elementos como brinquedos artesanais, bonecas de pano e carrinhos de madeira remetem muitas pessoas a lembrarem de momentos importantes vividos na infância.

Os objetos que foram marcantes na vida das pessoas ficam na mente — e nem o tempo pode apagar. São objetos e gestos que, às vezes, lembram entes que já estão somente na memória ou momentos inesquecíveis, e ter esses acessórios por perto gera conforto.

Recursos sensoriais

Os recursos sensoriais são formas estratégicas de se despertar os sentidos das pessoas: o olfato, o paladar, a audição, a visão e o tato nos chamam atenção para que o nosso emocional seja despertado e que ele flua, realizando um convite a decisões. Por exemplo, músicas, cheiros, objetos, etc. Ter um cheirinho específico no ambiente da sua loja e indo na sacola do cliente pode ser marcante para ele. Experimente!

Esses detalhes proporcionam uma ligação mais acentuada entre a sua organização e os clientes, pois eles percebem a sensação de serem acolhidos e tratados com afeto. Sentem um clima de familiaridade, pois todos esses sentimentos são vividos em família e, o amor e o carinho são sentimentos que todos gostam de receber.

Observou como podemos atrair clientes por meio do marketing emocional? O emocional sempre está presente intensamente dentro das pessoas, sendo, portanto, um método eficaz para aplicar na sua loja. Oferecer uma variedade de produtos significativos pode preencher um vazio na vida do seu cliente e satisfazê-lo. Além disso, ainda pode alavancar as suas vendas e turbinar o seu negócio.

Gostou de conhecer sobre o marketing emocional e entender como ele pode ajudar sua empresa a crescer, a cada dia? Que tal saber, também, como agregar valor à marca do seu negócio? Boa leitura!

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