Como realizar a organização de loja corretamente? Confira agora mesmo!

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Para o cliente, uma das coisas mais desagradáveis é se deparar com uma loja desorganizada, confusa, apertada e que não transmita a sensação de conforto ao entrar. Muito além da vitrine, investir na organização de loja corretamente é um recurso que conta muito para que os consumidores se sintam à vontade, voltem e se fidelizem.

Saiba que a disposição correta das mercadorias pode promover o aumento de suas vendas, pois o cliente consegue se identificar melhor com sua loja, principalmente se ela remeter ao perfil de quem compra ali. Por isso, selecionei dicas valiosas para você organizar seu estabelecimento de forma atraente. Espero que goste das sugestões e boa leitura!

Invista na experiência sensorial

Coloque-se no lugar do cliente e imagine-se entrando em uma loja que tem uma boa música ambiente, boa iluminação — que evita aquelas luzes fortes e que cansam visualmente, iguais as de supermercado — e um aroma bem agradável. Certamente, você se sentiria mais à vontade e sua experiência lá dentro seria mais prazerosa, concorda? Aposte nesses detalhes e veja a diferença!

Organize por seção

Se sua loja vende brinquedos, papelaria e objetos decorativos, por exemplo, separe-os por seção. Isso facilita que o cliente se dirija para o setor em que ele está interessado e evita a frustração de ficar perdido na loja. E dentro de cada seção, escolha produtos específicos para as áreas frias e quentes, que são onde eles circulam menos e mais, respectivamente.

Destaque os principais produtos da loja

De nada adianta ter produtos incríveis e diferenciados na sua loja se você não dá a devida atenção a eles. Os objetos mais interessantes e que têm mais saída devem ficar evidentes e atrativos para os clientes. A mesma coisa acontece quando você recebe novidades, lançamentos e peças exclusivas. Não dê bobeira!

Reserve uma boa área para circulação

Este é um dos piores erros que um lojista pode cometer em relação à disposição da sua loja: não deixar espaço para que o cliente circule de forma agradável e confortável. Ninguém gosta de andar e ter que ficar tirando caixas do meio do caminho ou ficar esbarrando nas outras pessoas, certo?

Tenha um espaço para fechamento de vendas

Sabe aquele cliente mais indeciso, que foi até a sua loja em busca de um presente, mas não sabe bem o que está procurando? Que tal bater um papo com ele para conseguir auxiliá-lo melhor? Caso ele esteja disponível, chame-o para se sentar em uma poltrona confortável, ofereça um café e inicie uma conversa. Assim, ele se sentirá mais à vontade e você terá a oportunidade de orientá-lo melhor.

Ofereça mimos para os clientes

Para finalizar, como citei o cafezinho acima, uma boa estratégia é adotar uma mesa pequena com café, água, biscoitos ou balas. Este é um mimo que não custa caro, mas que no dia a dia faz diferença na hora das vendas. Se um acompanhante do seu cliente não está comprando nada, ele pode se entreter com um lanchinho enquanto aguarda.

Além de promover a organização de loja de forma adequada, atrativa e que proporcione mais conforto aos clientes, é importante que você treine sua equipe para garantir esse padrão de atendimento. Isso facilita para que sua loja venda muito e os clientes voltem!

Quer conferir outras dicas de como aumentar suas vendas de artesanato? Temos outras informações que podem ajudar!

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