otimizar tempo otimizar tempo

Descubra como otimizar tempo e ter mais produtividade

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das principais preocupações de quem faz trabalhos artesanais hoje é ter mais produtividade. Afinal, às vezes, parece que o tempo é curto demais para tantas tarefas e encomendas, não é? A boa notícia é que existem alguns truques para que você consiga otimizar tempo e para que o seu dia renda mais, realizando o mesmo trabalho em menos tempo.

Com um pouco de organização e cuidado você já notará mudanças na sua rotina. Ficou interessado? Então, continue lendo para conferir como otimizar tempo e colocar todas as suas tarefas em dia!

Estabeleça metas diárias

Antes de colocar a mão na massa, é muito importante saber o que você consegue fazer em um dia de trabalho. Isso te norteará a estipular metas e objetivos concretos para a sua rotina.

Estabeleça, por exemplo:

  • a quantidade mínima de encomendas que deve produzir por dia;
  • as atividades que precisam ser feitas com prioridade;
  • as entregas ou agendamentos de pedidos que você deve realizar, entre outras tarefas.

Invista em agendas ou planners

Nos últimos anos, os planners têm se popularizado como os salvadores da produtividade, capazes de nos ajudar a ter controle sobre tudo o que fazemos. Mas, para garantir isso é preciso saber como utilizar essas ferramentas da forma certa.

Seja em um planner, seja em uma agenda comum (o que for melhor para a sua necessidade) o ideal é anotar todas as suas metas, compromissos e tarefas para cada dia, considerando o que foi dito no tópico anterior.

Você também pode optar entre as versões física ou digital, escolhendo o que se adéqua mais ao seu gosto. De toda forma, o mais importante é seguir à risca o que for estipulado e anotado, ok?

Priorize as tarefas mais importantes para otimizar tempo

Em geral, aqueles pedidos cujos prazos são mais apertados ou que já têm certa urgência devem sempre ser atendidos primeiro. Porém, saber determinar o que precisa ser feito com mais rapidez também é uma maneira de otimizar tempo.

Pense bem estabeleça:

  • o que é urgente e precisa de prioridade;
  • o que é importante, mas pode esperar;
  • o que pode ser feito apenas quando você já não estiver com tantas ocupações.

Enquanto estiver se dedicando para alguma dessas tarefas, lembre-se de não deixar que qualquer distração interrompa as suas atividades. Só faça outra coisa quando concluir o que estava realizando antes.

Organize os materiais na sua área de trabalho

Não ter cada material ou ferramenta em um local fixo também pode atrapalhar o seu trabalho, fazendo com que, frequentemente, você gaste muito tempo procurando algo. Por isso, mantenha sempre um controle sobre o que há disponível e o que está em falta, e tente deixar tudo no mesmo lugar.

Enfim, viu como as dicas são simples? Seguindo todas elas à risca, porém, você vai ver que o seu dia rende mais e a sua produtividade é bem maior! Lembre-se: o ateliê é o seu local de trabalho, e deve estar sempre limpo e organizado para otimizar tempo.

Agora, se você curtiu esta leitura, aproveite para conferir também como escolher fornecedores de artesanato para o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta